O TEMPO, QUEM PRECISA DELE?
- FREDERICO SPENCER

- 26 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de out. de 2023
O curta-metragem “Ciranda Feiticeira”, dirigido pelos pernambucanos Lula Gonzaga e Tiago Delácio, teve sua estreia internacional no 13º Supertoon Internacional Animation & Comics Festival que se realizou em Sibenick, na Croácia, realizado no dia 26 de Julho de 2023. Logo após, percorreu mais cinco países: Itália, Bósnia-Herzegovina, Canadá e Trinidad e Tobago, retornando para o Brasil, para participar do 14º Festival de Cinema de Triunfo.
O filme foi produzido a partir de um roteiro escrito lá pelos idos de 1983, quando o casal Lula Gonzaga e Silvana Delácio, moravam com o filho Tiago, na Ilha de Itamaracá. Lá viviam cercados pelas histórias e lendas dos pescadores da ilha, bem como, encantados pelas cantigas de Lia - rainha maior da ilha. Foi naquela época que começaram a rabiscar o storyboard do curta, lavados pela areia salgada do mar.
Passados os anos, a história ressurge, quando uma equipe de animadores, coordenados por André Rodrigues (ex-aluno de Lula), se debruçaram sobre os desenhos originais e tocaram o projeto para frente, ressignificando a ideia original, que conta a história dos dramas de uma família de pescadores da ilha. O roteiro é recheado de poesia, magias, encantos e simbolismos, embalados pela música “Ciranda Feiticeira” de Lia - que também emprestou sua voz a uma das protagonistas.
Segundo o diretor de produção Rafael Buda, “Ciranda Feiticeira é um filme que reflete a importância da cultura da pesca tradicional, passada por gerações até hoje no litoral norte de Pernambuco e que conseguiu unir Lula Gonzaga e Lia de Itamaracá, mestres e patrimônios vivos, nessa incrível história sobre o ciclo de vida”.
O filme foi produzido pela Partilha Filmes e a Saga Audiovisual, e tem direção de animação de André Rodrigues, montagem de Eduardo Padrão, desenho de som e mixagem de Justino Passos e é distribuído pela Arapuá Filmes. O curta também conta com o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).
No último dia 18 deste mês recebi a notícia de que o filme está concorrendo em mais de 30 festivais pelo mundo inteiro.








Comentários