top of page

O LIVRO DA CRIANÇA

Atualizado: 10 de set. de 2022

O conto infantil é um gênero literário marcado por apresentar uma narrativa curta, com começo, meio e fim, tratados de maneira leve. Os elementos constituintes para sua narrativa são: narrador, personagens e espaço, tendo como enredo, um conflito.

Como espaço - podemos entender o local ou locais onde ocorrem as ações dos personagens - nesses são compostos os cenários e as cenas, com o objetivo de contextualizar o leitor para o desenrolar da trama, criando-se dessa forma o ritmo da história.

Os personagens, que podem ser fictícios ou não, dão movimento à narrativa: podem ser pessoas, animais, objetos ou até mesmo seres imaginários, como acontece nos contos de ficção científica ou de realidade fantástica.

O mais importante para a escrita do conto infantil é que haja a construção de diálogos entre os personagens, isso dará ritmo para a contação da história. Assim sendo, o autor se coloca em segundo plano no ato da criação do texto e toda a ação passa então a ser ditada pelos personagens.

O narrador é aquele que conta a história, é a voz que dirige a evolução da narrativa. Podemos dizer que há três tipos de narrador: o narrador-personagem, é aquele que vivencia a história, isto é, além de ser um personagem é também aquele que narra os acontecimentos. Aquilo que o define é a conjugação do verbo, sempre na primeira ou terceira pessoa.

O narrador-observador é a voz que conta a história, porém, ele não participa dela, só conta aquilo que acontece - o desenrolar dos fatos. Tem como característica principal não saber o que os personagens pensam - quais são seus métodos e estratégias para ultrapassarem as dificuldades. O conteúdo psicológico de cada personagem é sempre uma incógnita. Neste caso o narrador-observador não sabe o que aconteceu no passado nem aquilo que acontecerá no futuro desses personagens.

O narrador-onisciente, também não participa da história, é só uma voz que narra o desenrolar da trama, porém ele sabe de tudo que permeia o universo da história. Sua característica principal é saber o que os personagens estão sentindo ou pensando, portanto, tem conhecimento do passado deles e por esse motivo pode definir o que acontecerá no futuro de cada um deles, delineando desta maneira o destino do conto.

O enredo define-se como a sequência e ações dos fatos, ele estrutura a narrativa do conto dando-lhe o sentido de começo, meio e fim deste. O conflito define-se como a ação inicial gerada por um dos personagens fazendo com que outros também se movam para a resolução do problema gerado pelo primeiro. Essa sequência forma o enredo da história - é o fio condutor para tornar o começo da história diferente de seu término.

Os livros que trazem histórias infantis se tornaram populares na literatura como um todo. Contar histórias para crianças é uma demonstração de afeto, uma ação que pode estimular o seu desenvolvimento psicológico, emocional e também cultural.

O contato da criança com o conto infantil desenvolve sua criatividade, estimulando dessa maneira sua imaginação, motivando-a assim a criar suas estratégias para encarar seus desejos, medos e angústias. Sendo uma forma lúdica de aprendizado, contribui para a formação do ser humano, pois mesmo sendo baseados em fatos fictícios, ensinam valores reais para a vida em sociedade.

É importante também incentivar um diálogo com a criança logo após a leitura da história, para entendermos aquilo que ficou de mais importante enquanto aprendizado - suas percepções, medos e angústias - para então tratarmos os assuntos de forma mais madura.



ree




 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Entre em contato comigo através deste formulário.

Obrigado! Mensagem enviada.
  • Facebook
  • Instagram

© 2023 por Frederico Spencer.

bottom of page