top of page

VER ALÉM DO HORIZONTE

Atualizado: 24 de jun.


ree


Observar as mudanças que acontecem no nosso entorno, advindas do meio ambiente, além de outros aspectos que influenciam o nosso ir e vir, que impactam diretamente o nosso modo de vida, tornou-se uma prática necessária para o nosso bem estar nos dias de hoje.

Podemos afirmar, de certa forma, que hoje vivemos numa condição de refugiados do clima, independentemente de onde estivermos, estamos reféns da quantidade de chuva que traz entre outros transtornos: deslizamento de barreiras, alagamento das ruas, doenças respiratórias e um cabedal de efeitos indesejáveis que estamos passíveis de encarar.

As ações do homem sobre a natureza, segundo vários cientistas, são as causas que mais contribuem para as ocorrências das catástrofes climáticas. A degradação dos recursos naturais como um todo sem uma regulação específica, resulta num modelo de devastação do equilíbrio ecológico do planeta, trazendo todo o tipo de sofrimento para a população.

A ecologia é parte da biologia que estuda o meio ambiente e os seres vivos. “A palavra “Okologie” deriva da junção dos termos gregos “Oikos”, que significa: casa e “logos” que significa: estudo.Resumindo, é a ciência que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, portanto, dos homens com a natureza primordialmente. Dentro da ecologia vamos encontrar o estudo da fotossíntese que é o processo produzido pelas árvores de produção de oxigênio limpo, através da captura do gás carbônico da atmosfera - movimento esse que faz a renovação do ar que respiramos.

Desde o surgimento da revolução industrial, as sociedades têm jogado grandes quantidades de dióxido de carbono na atmosfera e este é um dos vilões que mais contribuem para os problemas do clima - a queima dos combustíveis fósseis. Esta ação eleva a temperatura no nosso planeta formando o efeito estufa que é basicamente a formação de um escudo de gazes que impedem que os raios solares se dissipem na atmosfera, resultando no aumento da temperatura no planeta.

A   fotossíntese, que significa: “fazer coisas com a luz” aproveitando a luz do sol, é um processo biológico gerado pelas árvores, sendo este o movimento mais eficaz produzido pela natureza para o combate ao efeito estufa.  É o processo que formatou nosso planeta como o conhecemos hoje, tornando-o habitável para o ser humano, simplesmente pelo fato de liberar oxigênio e consumir o carbono circundante no meio ambiente.

Segundo entrevista concedida ao programa Roda Viva da Rede Cultura, o CEO da QUAEST, o professor Filipe Nunes comentou que, em recentes pesquisas de opinião pública realizadas pela sua empresa sobre maiores preocupações da população, as questões com o meio ambiente não foram citadas nem de longe.

Este, a meu ver é um problema muito sério que teremos que enfrentar o mais cedo possível por um simples motivo - enquanto não tivermos a sensibilidade para entender que nossas ações exacerbadas de consumo de bens supérfluos na sociedade, portanto de uma industrialização em larga escala, impactam diretamente nas questões do clima, afetando profundamente nossa vida no planeta.

Dia a dia, nossa existência está entrando numa espiral de extinção, não bastando as guerras que a cada dia surge no nosso horizonte, também não podemos deixar de nos preocuparmos com a fumaça tóxica que saem das chaminés das indústrias, dos canos de escape dos carros e que, além de o inalarmos, ficam aprisionadas na atmosfera apagando o brilho dos nossos horizontes. Enquanto tivermos enxergando uma árvore no horizonte é sinal que ainda estamos vivos.

 

 

 


 
 
 

2 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Fernanda
23 de jun.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Lendo esse texto, só consegui pensar: viramos reféns do próprio clima e seguimos agindo como se estivesse tudo bem. Enquanto isso, o planeta grita e a gente tapa os ouvidos com consumo. É muita apatia social!

Curtir
Convidado:
23 de jun.
Respondendo a

Acertou em cheio. Grato pela leitura.

Curtir

Entre em contato comigo através deste formulário.

Obrigado! Mensagem enviada.
  • Facebook
  • Instagram

© 2023 por Frederico Spencer.

bottom of page